Como Consultar SPC e Serasa

O cadastro do nome do consumidor em órgãos de restrição como o SPC e o Serasa trazem muitos problemas como, por exemplo, não poder realizar compras e também passar por inúmeros constrangimentos. Para saber como está a sua situação nesses cadastros saiba como consultar o SPC e Serasa.

Consultas Pela Internet

O primeiro ponto a destacar é que não existem formas gratuitas de saber se você está ou não no SPC ou Serasa através de internet, telefone ou e-mail. Uma forma de fazer de fazer essa consulta é através de sites na internet e que cobram uma taxa por esse serviço. Porém, é muito importante antes de contratar esse tipo de serviço ter a certeza de que não se trata de nenhum golpe.

Uma curiosidade importante é que as consultas ao cadastro do SPC ou Serasa são pagas. Assim, por exemplo, uma loja que faz essa consulta pode pagar um valor que varia entre R$ 1,70 e R$ 15,00, tudo depende do tipo de consulta, se simples ou completa. Por isso não existem consultas gratuitas.

Saiba que órgãos como o SPC, Serasa e SCPC não enviam comunicações através de e-mail ou telefone. Basicamente a comunicação é feita através e carta timbrada e devidamente endereçada. Fique atento aos possíveis golpes para roubar o seu CPF ou no caso de links em e-mails outros dados também como senhas, por exemplo.

Consulta Gratuita aos Órgãos de Restrição de Crédito

Você pode saber de forma gratuita se o seu nome está no SPC, SERASA ou SCPC e também quem é o responsável pelo registro. Porém, a única forma de ter essas informações sem pagar nenhuma taxa é comparecer a uma central de atendimento do SPC, SERASA ou SCPC.

Para fazer a consulta você deverá levar os seguintes documentos: Documento de identidade que tenha foto (pode ser RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho, qualquer documento que tenha caráter oficial) e CPF.

No caso de você não poder comparecer pessoalmente para fazer a consulta será necessário que a pessoa que vai no seu lugar tenha um documento de identidade daquele que deseja a consulta bem como o CPF e também uma procuração com assinatura reconhecida em cartório dando direito as informações dos cadastros de SPC, SERASA ou SCPC.

O Serasa ainda permite consultas através de carta com aviso de recebimento (Carta com AR), para isso basta enviar um requerimento com a assinatura (firma) reconhecida em cartório e também cópias de um documento de identidade e CPF daquele que está requerendo a consulta. Não precisa autenticar os documentos e em mais ou menos 10 dias o Serasa enviará uma carta gratuitamente.

Os endereços dos Pontos de Atendimento do SPC

Você deve procurar os endereços através das Associações Comerciais e Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) da sua cidade. Há também a possibilidade de consultar através da internet digitando no buscador a sigla SPC e o nome da sua cidade. Procure também através de guia de telefones ou através do site www.renic.com.br.

Os endereços dos Pontos de Atendimento do Serasa

Para consultar os endereços do Serasa acesse: www.serasaexperian.com.br/serasaexperian/agencias/atendimento.

Os endereços dos Pontos de Atendimento do SCPC

SCPC - www.boavistaservicos.com.br. Em geral os bancos também fornecem informações sobre cadastros no SPC, SERASA, SCPC e BACEN, fale com o seu gerente.